Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS celebra protocolo de cooperação com instituições portuguesas

Na manhã de quinta-feira, 13 de junho, o reitor substituto do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo, recebeu um grupo de professores integrantes do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) de Portugal, para a celebração de um convênio de cooperação técnica entre o IFRS e três Institutos Politécnicos (IPs) portugueses.

A reunião ocorreu no Câmpus Porto Alegre do IFRS e contou com a presença do presidente do CCISP e presidente do IP de Portalegre, Joaquim Mourato; do vice-presidente do CCISP e Presidente do IP de Setúbal (IPS), Armando Pires; e do presidente do IP de Castelo Branco (IPCB) e membro da Comissão Permanente do CCISP, Carlos Maia. O CCISP português equivale ao Conselho Nacional das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) brasileiro.

O convênio firmado tem como objetivo promover o intercâmbio cultural, científico e tecnológico entre as instituições, visando estreitar as relações acadêmicas entre Brasil e Portugal e fomentando a cooperação em áreas específicas, de interesse mútuo, para implementação de uma política sistemática e consistente nos campos da mobilidade e da investigação, tendo em vista a execução de ações como a mobilidade de estudantes, docentes e pessoal técnico e a investigação, desenvolvimento e cooperação científica.

Durante o encontro, os professores portugueses falaram sobre a estrutura de funcionamento dos institutos politécnicos, que é muito parecida com a proposta dos institutos federais. Por sua vez, o reitor em exercício do IFRS apresentou aos visitantes um panorama da instituição e descreveu os perfis de cada câmpus, destacando suas características regionais e cursos oferecidos. Ele também mencionou com relação à perspectiva de expansão do IFRS e os novos câmpus em implantação.

Na ocasião o grupo ainda comentou sobre as semelhanças e diferenças entre as instituições, e destacou as áreas afins para possibilidade de intercâmbio docente e discente, sendo a pesquisa uma das mais identificadas e que deverá ser uma das primeiras a ser fomentada para a troca de experiências nesta cooperação.

Ao final da reunião, os representantes das instituições presentes procederam à assinatura do convênio, que foi testemunhada pelos demais participantes, entre eles o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRS, Julio Heck, o diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Sangoi, e o diretor de Desenvolvimento Institucional do Câmpus Porto Alegre, Claudio Farias.

Conforme o reitor em exerício Amilton Figueiredo, a assinatura deste convênio é mais uma das ações do IFRS com o objetivo de possibilitar o intercâmbio entre instituições de educação profissional.

? As trocas de experiências e de conhecimentos entre estudantes e docentes dos dois países constitui mais do que uma possibilidade futura. Constitui a concretização de parcerias que possam ser perenes e extrapolem as fronteiras acadêmicas do IFRS. Acordos como esse significam o reconhecimento de que a Educação Profissional é a mola propulsora da economia mundial, ajudando a desenvolver projetos de ensino, extensão e pesquisa tecnológicas em todos os países, ? colocou Figueiredo

 

Cristine Thomas - Assessoria de Comunicação do Câmpus Porto Alegre

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300